quarta-feira, 26 de setembro de 2018

Pacientes que precisam de fisioterapia reclamam da demora na programação do SISREG




Com o aumento de casos de AVC, coluna e outros em Manaus a demanda para fisioterapia tem aumentado, os pacientes reclamam da demora na programação do Sistema Nacional de Regulação, SISREG e da falta de mais centros que ofereçam este atendimento pelo SUS. As secretarias de Saúde não apresentam sinais de saber como resolver esta dificuldade.

Professionais da área dizem que a  situação poderia ser resolvida a traves da atenção nos Centros de Convivência, do Idoso e outros especializados porque contam com a estrutura necessária, lembram que desde o concurso de 2012 os fisioterapeutas não foram convocados e o recurso humano existe.

Atendimento de fisioterapia FHAJ não abastece demanda de pacientes
Muitas pessoas reclamaram da demora na programação SISREG o atendimento para fisioterapia e hidroterapia na Fundação Hospital Adriano Jorge localizada na Avenida Carvalho Leal, 1778 - Cachoeirinha C, zona sul de Manaus, vários esperaram de quatro, oito messes até u, ano ou mais

Segundo o Fioterapeuta, Hesnen Bouges da Silva Jr. ”os casos de AVC e coluna tem sido os mais frequentes, no AVC devido a pressão alta, falta de exercício físico e stress a maioria das pacientes são mulheres acima dos 40, por isso é importante o estilo de vida saudável, ter bons hábitos de vida, boa alimentação”

A responsável da hidroterapia,   Kalyandra  Costa explica que “a hidroterapia é um recurso da fisioterapia e trata de diversas patologias. Aqui na FHAJ a demanda é diversa, a maioria mulheres, muitos reclamam da demora na marcação no SISREG, muita demanda e poucas unidades que oferecem este atendimento além dos poucos recursos humanos. As autoridades deviam pensar na criação de novos centros especializados em reabilitação aquática”.

Semsa disse que pretende ampliar acesso

A, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) esclarece que além do sistema de regulação e agendamento, por meio do SISREG, pode ser também, agendamento em livre demanda nas unidades que oferecem o serviço de fisioterapia, com objetivo de ampliar o acesso, independente da especialidade que o usuário necessita.
Vale ressaltar que o tratamento em Fisioterapia para o alcance de seus objetivos é realizado em médio e/ou longo prazo, dessa maneira um usuário que entra na sequência de atendimentos fica no mínimo 10 sessões, e em casos mais graves utiliza o serviço por tempo indeterminado.
A Semsa tem uma capacidade instalada de aproximadamente 45 profissionais em exercício regular, com uma média de atendimento de oito usuários por profissional/dia, totalizando, em média, 360 atendimentos diários em nossa rede, com uma taxa de sucesso de reabilitação de 90 %, excetuando-se os casos mais graves.  
 A Semsa forneceu uma Lista de unidades que oferecem o serviço de fisioterapia

NORTE>         Policlínica Monte das Oliveiras,      Policlínica Anna Barreto,         Ubs Armando Mendes,         UBS José Figlioulo,         UBS Arthur Virgílio Filho
LESTE>         Policlínica Comte Telles,        UBS Geraldo Magela,         UBS Gebes de Medeiros Filho,
SUL>         Policlínica Castelo Branco,         Policlínica Antônio Reis,  
OESTE>         UBS Deodato de Miranda Leão,        Centro Especializado de Reabilitação ////Mercedes Guzmán


Nenhum comentário:

Postar um comentário