Os resultados permitirão que os países ajustem as mensagens e incentivem a mudança de comportamento das pessoas para prevenir a infeção e controlar melhor o mosquito transmissor.
Nesta sexta feira (12), em Washington, a Organização Pan-americana da Saúde (OPS-OMS) informou que enquetes estão sendo realizadas nos países de America Latina (Peru, Colômbia, Guatemala, Brasil, Honduras e El Salvador ), de forma a identificar com as comunidades as brechas no conhecimento sobre o vírus.
Os resultados permitirão o ajustamento das estratégias da comunicação e incentivarão as mudanças de comportamento para eliminar os criadores de mosquitos e tomar medidas para prevenir a infeção pelo zica.
Até agora 45 países e territórios das Américas têm confirmada a circulação desse vírus que causa malformações congênitas nos bebês e outras complicações.
Ação comunitária
A participação da comunidade é fundamental para dar uma resposta ao zika, o que, segundo a OPS conta com assistência técnica no planejamento .
As enquetes pretendem fortalecer a comunicação de risco dos países das Américas, com o objetivo de comunicar de forma oportuna e transparente sobre o zika e suas consequências sobre a saúde, assim como as medidas de prevenção.
Texto: Mercedes Gúzman
Foto: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário