Em cerimônia realizada, durante o Pequeno
Expediente desta quarta-feira, 6, no plenário da Assembleia Legislativa do
Estado (Aleam), o deputado Francisco Souza (Podemos) promoveu o ato de entrega
de 110 mil assinaturas para a viabilização da construção da ponte sobre o rio
Solimões. Aliás, a assinatura de número 110 mil foi coletada ainda no discurso
do parlamentar com a adesão do presidente da Casa, David Almeida. “A ponte rio
Solimões é, para mim, além de um sonho, a continuação do grande sonho que foi,
outrora, a Ponte Rio Negro, que era utópico, impossível e irrealizável”,
confessou Souza. O próprio David Almeida, quando esteve à frente do governo do
Amazonas, reconheceu o esforço de Souza no engajamento para a construção da
Ponte Rio Negro. “O senhor acreditou e hoje a ponte é uma realidade”, disse à
época o ex-governador.
Esse engajamento político começou a ganhar força
nos últimos três anos. Em fevereiro, por exemplo, Francisco Souza participou da
10ª Reunião Ampliada do Colegiado de Deputados do Parlamento Amazônico, em
Marabá (PA). Na ocasião, o parlamentar defendeu a construção da ponte e a
recuperação da BR-319 para a ligação e desenvolvimento da região Norte. “Apesar
de conquistas aéreas, Manaus continua sem conexão com os outros estados via
terrestre. Por isso, estamos buscando apoio de outros parlamentos, a fim de
concluir as obras na BR-319 e ligar, definitivamente, por meio da Ponte Rio
Solimões, o Amazonas aos estados do Norte e ao restante do Brasil”, defendeu.
Para se ter uma ideia dos reflexos de se construir
a ponte, interligada à BR-319, basta verificar o salto econômico e a melhor
trafegabilidade que poderá alcançar pelo menos 10 municípios amazonenses:
Careiro da Várzea, Altazes, Manaquiri, Careiro Castanho, Borba, Beruri,
Manicoré, Tapauá, Humaitá, Canutama até chegar em Porto Velho/RO.
Francisco
Souza conta que a construção da ponte sobre o rio Solimões vai integrar o
Amazonas ao resto do Brasil e do mundo. “Vai ligar o Norte ao Sul; a Venezuela
ao Uruguai e o oceano Pacífico ao Atlântico. Ela terá benefícios econômicos,
sociais e políticos por dar status ao Estado dentro da nação por meio desse
pequeno ponto de 3,4 quilômetros (dimensão da ponte)”, estima.
O
CAMINHO DA PONTE - Saindo da capital, Manaus, em direção a
Manacapuru pela AM-070, ao lado esquerdo, na altura do KM-55, há um ramal que
dá acesso à comunidade Bela Vista. Nesse trecho são oito quilômetros
percorridos pela AM-453 até se chegar ao local onde possivelmente será
construída a Ponte Rio Solimões. Do outro lado, na comunidade Barro Alto, já no
município de Manaquiri, percorre-se aproximadamente 17 quilômetros até o acesso
a AM-354, que liga o município à BR-319 - porta para Porto Velho/RO e de lá se
alcança os outros Estados brasileiros.
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