sábado, 20 de agosto de 2016

José Ricardo: "Esgoto é o principal problema de Manaus"

No início do ciclo de entrevistas aos candidatos à Prefeitura de Manaus, o blog Olhos da Amazônia entrevistou o candidato, José Ricardo (PT), da Coligação “Juntos por Manaus” que, acompanhado de seu vice, Yann Evanovick, falou sobre Cultura, Meio Ambiente e a situação da mulher.




Blog Olhos da Amazônia: Você é de um partido que investiu em programas e projetos de inclusão, promoção e diversidade da identidade cultural brasileira. Suas propostas para Manaus seguem a mesma linha?

José Ricardo: Ouvi pessoas da Cultura, que mostraram a necessidade de termos uma política cultural em que as atividades relacionadas possam gerar emprego e renda, para que, dessa forma, os artistas possam viver da Cultura. É importante a valorização das manifestações culturais regionais, indígenas. Temos criatividade, mas o poder público não valoriza, não há incentivo para expandir as atividades culturais. Um exemplo são os festivais folclóricos, onde os grupos se apresentam em troca de transporte e alimentação. Queremos valorizar a nossa riqueza cultural.

Blog Olhos da Amazônia: Quais as suas prioridades para Manaus?

José Ricardo: A minha proposta é cuidar do tratamento de esgoto, uma necessidade básica e que tem a ver com a limpeza dos igarapés, a limpeza dos rios. Há de ser observado o contrato com a Manaus Ambiental, pelo não cumprimento deste serviço, pois se não resolvemos isso, a cidade continua poluída e não podemos pensar no potencial turístico, e nem falar de meio ambiente.

Blog Olhos da Amazônia: Quais as suas propostas para a área de Meio Ambiente, na região metropolitana de Manaus? Seu governo terá uma política de combate a desmatamentos e queimadas?  

José Ricardo: Uma preocupação nossa diz respeito ao centro da cidade, onde os habitantes possam abrir as janelas e ver o rio. O nosso amigo Praciano já dizia: “Podemos ter outras Pontas Negras, cuidar da orla e trabalhar mais espaços de lazer”. Então, vamos fazer parcerias com recursos privados para arborizar a nossa cidade, que não planeja na hora de construir condomínios e deixa de fora as áreas verdes. Apenas 10% de Manaus está ocupada e podemos trabalhar todo esse potencial florestal, preservando o meio ambiente, com foco no turismo. É importante a educação ambiental para combater desmatamentos e queimadas, protegendo as áreas preservadas, especialmente as que estão ao lado dos igarapés. Temos um exemplo para não seguir: é o Prosamim. Também vamos estar alertas para a proteção das áreas da Reserva Ducke e do Parque do Mindu. Vamos interligar as políticas para que isso tudo possa estar funcionando.




Blog Olhos da Amazônia: No seu governo haverá espaço para as mulheres?

José Ricardo: É importante a criação de uma secretaria exclusiva para tratar dos problemas da mulher, um plano municipal de proteção, abrigos para as vítimas de violência, programas federais que não foram implantados em Manaus, benefícios à saúde da mulher, construção de maternidades, cuja demanda já recebemos. Junto a isso, pretendemos elaborar uma política alimentar, que passa também pela merenda escolar, produção e abastecimento para as futuras gerações.

Entrevista: Mercedes Guzmán
Fotos: Juan Guerrero/Divulgação









Nenhum comentário:

Postar um comentário